Mala de viagem: organizando o cenário

Uma boa mala é resultado de organização. Para isso, o cenário onde você vai separar as peças que deseja levar para a viagem precisa estar limpo e livre de elementos que possam atrapalhar o processo. E mais importante: a antecedência é a alma do negócio. Nem muito antes, nem muito em cima, uma mala inteligente, em geral, começa nascer uma semana antes da viagem. É o tempo que você vai precisar para lavar uma peça que está no cesto de roupas sujas ou ainda aquela que está guardada há tempos (o que costuma acontecer com roupas pesadas de frio).

PASSO 1: Limpe a cama e faça dela seu mostruário. É sobre ela que você vai colocar as peças selecionadas para sua mala. Importante também deixar o entorno da cama livre. Ali você vai separar os sapatos.

PASSO 2: Separar a mala. Ter uma boa bagagem, que seja leve, fácil de movimentar e de tamanho médio, é um investimento importante para suas viagens. Malas muito grandes são, na minha opinião, um problema. Vazias, já pesam. Fora que quanto maior, mais fácil extrapolar o limite razoável do que levar. Quanto mais espaço, saiba que você o preencherá.

Para mim, as melhores são as malas médias de materiais mais leves e com boas rodinhas. As que giram 360 graus são incríveis, mas há opções mais baratas e igualmente práticas. Fica a seu critério e depende, claro, da sua disponibilidade financeira.

Fato é que ter em mente e no campo visual a limitação física de espaço da sua mala já te ajuda a perceber quando as roupas separadas passaram do possível. Ela ali ao lado da cama, aberta no chão ou sobre uma cadeira, é um choque de realidade constante.

Mala esqueleto desenhada por Alexander McQueen para a Samsonite. A peça de colecionador é inspirada na anatomia do corpo humano. Linda ela é, mas será que é prática?

PASSO 3:  Ter papel e caneta a mão. Como você está fazendo sua mala com alguma antecedência, você lembrará de coisas que deverão estar na sua mala, mas que ainda não podem ser separadas e tiradas do seu dia-a-dia. Carregador de celular, maquiagem, máquina fotográfica, carregador da máquina fotográfica… Os gadgets que se tornaram tão fundamentais em nossa rotina não podem ser esquecido. Conforme for lembrando, vá anotando o que você não poderá esquecer no dia da viagem.

PASSO 4: Separe saquinhos de pano de vários tamanhos: para sapatos, para lingerie, para meias, para bijuterias e jóias… Eu tenho uma caixa cheia deles, que se mostram muito úteis para organizar as peças dentro da mala. Já deixe tudo a mão.

PASSO 5: Para terminar a etapa de organização para fazer a mala, separe a necessaire de viagem. Como os produtos de beleza são para mim item indispensável, não posso esquecê-los de jeito nenhum. Por isso, comprei uma necessaire específica para viagens da Natura. Custou cerca de 90 reais, mas valeu cada centavo. Ela vem com potes pequenos que já ficam preenchidos com meu xampu, meu condicionador, meu hidratante e meu sabonete líquido de rosto preferidos. Nela já há também uma saboneteira, um aparelho de barbear, uma pinça, um saquinho de pano onde coloco algodão, um pente, escova e pasta de dentes e ainda absorventes para emergências. Com essa bolsinha em mãos, apenas anoto na lista de pendências o que precisa ser reposto ou mesmo o que só poderá entrar na necessaire na hora de fechar a mala: cremes específicos para rosto, perfume que uso sempre e outras coisinhas femininas.

Essa é uma boa opção de necessaire de viagem, da Natura. A dica é mantê-la relativamente arrumada. Na hora de fazer a mala, você terá menos trabalho.

Claro que a necessaire não dá conta de viagens muito longas. Para 30 dias, acabo levando alguns produtos em potes maiores. Se meu xampu e meu condicionador são essenciais e não podem ser substituídos por outro comprado na viagem quando o tal pote pequeno da necessaire acabar, levo ambos na embalagem original mesmo. Mas tento ser bem prática e só abro essa exceção para aquilo que realmente PRECISA  estar na mala. Creme de corpo, por exemplo, é um item que, quando acaba na necessaire, é substituído por outro local e a preço em conta durante a viagem. Não vão ser alguns dias longe do hidratante de sempre que vão destruir minha pele, não é mesmo? Fora que assim ainda posso experimentar produtos novos.

Ah… na hora da volta, costumo deixar esses produtos comprados “de ocasião” em sua terra natal. A não ser que eu ame a novidade! (Mulheres têm disso, né…)

Pronto, agora já podemos partir para o que interessa: quais roupas levar.

No próximo post.

Patrícia Koslinski

~ por patriciakoslinski em 2010/07/16.

4 Respostas to “Mala de viagem: organizando o cenário”

  1. Muito legal o post!! Arrumar a mala é sempre um problema! HAHA
    Adorei as dicas!
    Bjao

  2. Cara Patrícia Koslinski, Este post é muito importante, você deu dicas muito valiosas. Eu gostaria de saber algumas coisas sobre a necessaire. Quando você coloca os frascos nela, você envolve tudo com saco plástico? Porque eu sempre fico com medo de derramar alguma coisa. E nesta necessaire, da natura por exemplo, não me parece muito viável colocar tudo em saquinhos. Como você faz?
    Outra pergunta é: Basta esta necessaire para você? Porque me parece que não cabe muita coisa. Ela tem espaço para outros frascos?? como por exemplo: desodorante, sabonete intimo, perfumes?
    parabéns pelo blog!
    Carla

  3. Adorei as dicas!!!! E essa necessaire é mesmo incrível, vou comprar uma dessas! Fundamental seu post! Obrigada por me esclarecer algumas dúvidas!
    beijos,
    Julia.

  4. adorei as dicas, mas vou passar 37 dias em londres numa epoca de frio. o q significa roupas de inverno que sao volumosas. tenho duas malas. uma pequena e uma grd. infelizmente nao tenho media, nem grana agora para comprar uma. portanto, mesmo lamentando e sabendo que nao é o ideal. optei pela mala grande, mesmo esta ficando com uns espaços vazios. enfim.. tenho ate quinta para mudar de ideia. alguma sugestao?

Deixe um comentário

 
