Separando as peças: mala de inverno

Tudo organizado, é hora de separar as peças.

Diz o senso comum que, se a mala é de verão, tudo fica mais fácil. As peças são leves, coloridas, divertidas… Perfeito para um mix eclético e com peso razoável.

Já a mala de inverno, todo mundo acha um grande pepino. Mas eu, não. Tenho meus motivos.

Primeiro, eu adoro inverno.

Segundo, eu amo casacões.

Terceiro, eu amo botas.

Ao longo dos anos, desenvolvi uma forma de tornar mais prática a escolha do que entra na minha mala de inverno. A ideia é compensar o peso a mais das peças com decisões inteligentes. Aqui vão algumas sugestões:

PASSO 1: Contenha a tentação de levar tudo o que você ama e concentre-se no que é versátil. Tenha essa palavra em mente, como um mantra: versatilidade. Feito isso, escolha a cor base de sua mala. Eu costumo optar pelo preto, mas marrom escuro, tipo café, é uma boa opção. Inclusive, são duas cores, juntamente com o cinza bem escuro, que conversam muito bem entre si. Não vejo problema algum, por exemplo, em usar uma calça preta com bota marrom escuro ou, ainda, uma jaqueta grafite. Gosto, inclusive, da brincadeira com os tons, o que torna o look menos óbvio e certinho.

Nesse mural, selecionei alguns exemplos de peças que costumo levar em viagens durante o inverno. Amo a forma como esses tons dialogam entre si. As modelagens são simples e práticas. Os calçados não têm saltos. O cinto com tachas é um exemplo de como prefiro privilegiar os detalhes. Acessórios ocupam pouco espaço na mala e fazem grande diferença num look.

PASSO 2: separe o casaco principal. Os de comprimento 7/8 são ótimos porque cobrem boa parte do corpo, mas não são tão pesados quanto os overcoats longos. A cor camelo, que por uma enorme coincidência está na moda, é uma opção bacana sempre, independente do que dizem as passarelas. É uma escolha que combina com bases e acessórios pretos, marrons ou coloridos.

PASSO 3: separe a bota que será sua companheira de viagem. Uma boa opção é ter uma de cano longo, sem salto ou com salto bem baixo e quadrado. Esse calçado, você vai usar tanto de dia quanto de noite, com saia e meia calça, para dentro e para fora do jeans… Enfim, será a sua escolha para bater perna e sair com conforto. Eu ganhei há pouco uma bota que é a evolução desse conceito de “uma peça, muitos usos” e, por isso mesmo, vai se tornar minha companheira de viagens de agora em diante. Ela é da marca brasileira Anzetutto e pode ser usada com cano alto, no estilo montaria, ou com ele dobrado pouco acima do tornozelo, num comprimento médio, tipo biker. É sensacional!

PASSO 4: Decida quais calças você vai levar. Eu sugiro sempre escolher as de tonalidade mais escura. Sugestão: levar 3 peças – uma jeans de corte reto, uma skinny para usar por dentro da bota e uma preta, mais social, que possa ser usada de dia com camiseta ou à noite com blusa mais sofisticada.

PASSO 5: Mais casacos. Um segundo casaco poderoso, mas de menor volume, é uma boa opção. Um de lã vermelho poderá mudar a cara dos seus looks. Se a viagem dura mais de uma semana, sugiro ainda levar uma jaqueta de couro, que considero ótimo coringa.

PASSO 6:  Mais sapatos. Além da bota, sugiro levar um chinelo ou sandália de dedos para circular pelo quarto do hotel, uma sapatilha de cor escura (preto, café, verde musgo, marinho… a decidir de acordo com sua cor base e, claro, com seu gosto) e um tênis tipo All Star ou Keds, de preferência de couro porque fica mais fácil de limpar com um pano úmido. Eu gosto dos tênis brancos; são simples e chiques. Por fim, viagens de férias não costumam ter muitos eventos sociais com grandes exigências quanto ao figurino. Por isso, só leve um escarpim se você tiver uma ocasião importante que exija mesmo certo protocolo. No mais, se pintar algum evento bacana, use a sapatilha com meia-calça, na linha Carla Bruni-Sarkozy. Você vai estar elegante e atual, como a primeira-dama francesa.

Pronto, sua mala está meio caminho andado. Com essas peças selecionadas, você pode partir para o que estará sob o casaco e que, no fim das contas, não vai aparecer tanto assim.

No próximo post.

Patrícia Koslinski

Anúncios

~ por patriciakoslinski em 2010/07/19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: