Limpar o visual para impressionar

“He will, however, have to clean up for court… The judge needs to see that they respect the process”

A frase acima foi dita pela advogada de família das celebridades de Hollywood, Laura Wasser, e quer dizer, em tradução livre, o seguinte: “Ele vai ter, entretanto, que limpar o visual para o tribunal… O juiz precisa ver que eles respeitam o processo.”

Laura Wasser é a advogada de família das estrelas de Hollywood. Seu trabalho é tornar divórcios famosos mais discretos e menos desastrosos financeiramente para seus clientes. Sobre saltos Louboutin e tailleurs e vestidos pretos de grifes como Prada e Paul Smith ela, em geral, consegue o quer.

Trouxe essa ideia hoje para site porque, ao ler a matéria com a advogada na Vogue americana de julho, pensei que a dica vale para muita gente que adota o estilo informal na vida, mas que, ao arrumar um emprego mais convencional, precisa se adaptar às novas regras do escritório conservador.

O ato de nos vestirmos é uma forma de comunicarmos ao mundo quem somos, o que queremos e, mais do que isso, o que valorizamos. Mesmo quem parece não se importar com o que usa, está “dizendo” alguma coisa, no caso, que não está nem aí.

Voltamos, então, a Laura Wasser. Ela é filha de um grande advogado de família da Califórnia, que fez carreira defendendo as fortunas das estrelas de Hollywood em divórcios nem sempre amigáveis. A filha, linda e impecável, segue os passos do pai e tem conseguido atrair as celebridades mais jovens graças a seu estilo mais próximo ao de seus clientes, mas sem perder a formalidade que sua profissão exige.

“A rock star with piercings might feel more comfortable with someone who dresses a little hip and says, ‘Dude’ – which, I can’t help it, I sometimes do.” / Em tradução livre: “Um astro de rock com piercing deve se sentir mais confortável com alguém que se veste um pouco como eles e diz “cara” – o que eu às vezes faço.”

Laura tem que agradar tanto ao juiz que irá julgar o caso de seu cliente, passando credibilidade e seriedade, quanto tem que despertar a confiança de seu cliente, se tornar próxima dele, falar sua língua. E como vimos, a moda é uma das linguagens que usamos.

Ou seja, da entrevista publicada na Vogue América de julho, podemos tirar uma lição: é preciso estar atento aos códigos do lugar onde estamos. No trabalho ou em situações em que precisamos conquistar alguma coisa, usar uma roupa adequada significa muito mais do que se sentir bem, bonito, confortável. Significa usar a roupa para impressionar e despertar confiança nos interlocutores.

Laura Wasser entende muito bem disso e consegue transitar com desenvoltura entre o conservadorismo do ambiente do Direito e o glamour sem regras da vida de seus clientes. Cada um de nós a seu modo e tendo em vista seu trabalho e círculo de relações, deve observar os cenários e aprender a usar a roupa da mesma forma: para sobressair.

Patrícia Koslinski

Anúncios

~ por patriciakoslinski em 2010/08/03.

2 Respostas to “Limpar o visual para impressionar”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Simone Buchino, Patrícia Koslinski. Patrícia Koslinski said: Limpar o visual para impressionar: http://wp.me/pPcd2-3C […]

  2. Ela tinha que bater um papo com a Rachel Zoe.

    Eu acho que as pessoas precisam tanto se conscientizar de que a moda é uma comunicação – e não existe a chance de ser nula.

    Posicionamento pessoal. No mínimo.

    Bjocas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: