Tendências para os pés

Como mencionei no Climafashion da semana passada, os oxfords são uma aposta forte para o verão que já se anuncia nas lojas brasileiras. Nas passarelas, em junho, grifes como British Colony, Amapô, Isabela Capeto, Printing e Graça Ottoni foram algumas que mostraram suas interpretações para esse clássico que acrescenta uma pitada masculina na medida ao nosso visual. O site Moda Pra Usar fez uma matéria bacana sobre o assunto.

Oxford da coleção verão 2011 da Schutz para as mais ousadas. Combine o roxo do calçado com roupas mais neutras e deixe as atenções só para ele.

O modelo amarelo, apesar de marcante, ganha ainda mais cara de verão se combinado com roupas coloridas também.

O oxford bege é perfeito para quem quer entrar na tendência, mas com discrição. O nude deixou de ser puro modismo e se tornou um clássico.

Essas opções acima são da Schutz. A coleção verão 2011 da grife traz opções para as mais ousadas, com cores vibrantes como roxo e amarelo, e também versões mais doces, seguindo outra tendência para a estação que são os tons suaves como balas. Chamados de “candy”, esses tons lembram os famosos macarons franceses, encontrados na tradicional loja Ladurée, em Paris.

Os macarons são praticamente souvenir parisiense. Para ver e comer.

Oxfords da coleção verão 2011 da Santa Lolla

Agora se você é daquelas que não saem do salto, a sugestão é prestar atenção nas anabelas, que inundaram o verão europeu e prometem virar hit na estação também por aqui. As versões que misturam a ideia de ankle e open boots com a tradicional solado de corda merecem sua atenção.

Anabela "ankle" da coleção verão 2011 da Santa Lolla

Anabela da coleção verão 2011 da Santa Lolla

Anabela da coleção verão 2011 da Schutz

Outra febre promete ser o salto fino, que aparece junto com esse resgate da imagem da dona de casa anos 50, super feminina, proposto por Prada e Louis Vuitton e que atende a um desejo cada vez mais real da mulher de hoje, assoberbada pela tripla jornada de esposa, mãe e trabalhadora.

O que mais se ouve e vê por aí é gente querendo abandonar trabalho para cuidar dos filhos por conta da falta de tempo e, claro, da culpa, mas ao mesmo tempo entrando em crise porque não quer jogar para o alto tantas conquistas. Queremos tudo e não damos conta; acabamos oprimidas. Isso é um sentimento real que está levando a uma solução típica desses anos 2000: a opção por profissões que permitem trabalhar boa parte do tempo de casa.  A ideia da mulher em casa hoje passa muito mais pelo home office do que pela cozinha, mas, claro, suscita na moda o flerte com a imagem de outrora. É a tal da releitura, olhando para o passado, com o frescor e necessidades dos dias atuais.

Editorial da Vogue americana de julho

Desfile Louis Vuitton verão 2011

Campanha Louis Vuitton verão 2011

Desfile Prada verão 2011

Tudo isso nos leva de volta aos sapatos e a uma outra realidade: quem aguenta a correria do dia-a-dia em cima de alturas quase vertiginosas? Pois é, os saltos altíssimos, que reinam há algumas estações, parecem estar com os dias contados. Comemore: os médios são a aposta. Graças ao santo da mulher da real (ele deve existir)!

Sandália com salto médio da coleção verão 2011 da Capodarte

Sapato de salto médio modelo "chanel" da coleção verão 2011 da Dumont

A hora, portanto, é de olhar as vitrines recém-recheadas com tantas novidades em calçados e escolher os pares que vão colorir seus pés na próxima estação.

Patrícia Koslinski

Anúncios

~ por patriciakoslinski em 2010/08/18.

4 Respostas to “Tendências para os pés”

  1. As mudanças são sempre estranhas no primeiro momento.
    A gente sempre torce o nariz pra esse ou aquele modelo e depois tá lá usando..Moda é assim, feita de ciclos, que vem e vão e a gente vive adaptando nossos gostos e formas a ela..As vezes refletindo sobre as vezes não..Nem por isso, amando menos.

  2. No começo estranhava os Oxford, pois só conhecia os clássicos pretos. Estou passando uma temporada em Londres, aqui se usa muito, de todas as cores estilos.. variadíssimos! Apaixonei-me pelos de tom pastel e já comprei dois! No verão, vão ficar lindos de vestidinhos.. Amei!

  3. Oi querida!!
    No começo olhava meio estranho para os Oxfords, mas olhando umas produções bem legais, já comecei a questionar o uso deles! Se for um look bem feminino, por quê não???
    Bjks
    Débora

  4. Querida Patricia,

    Bom, eu adoro sapatos de todos os tipos e tamanhos de saltos. Sou quase uma colecionadora. Os Oxfords já falei neles no meu blog, usei muito nos 80’s e resgatei-os agora diretamente para o meu closet, digo, mais precisamente para meus pés. E os ADORO! tenho tres e estou a procura de outro na cor camelo. São confortáveis, elegantes e charmosos. Tudo de bom.
    Parabéns pelas postagens
    Um beijo!
    Ah! se puder me faça outra visita, adorei seus comentários
    http://WWW.agorasaidoarmario.blogspot.com
    Mônica Bitti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: