Os anos 20 na Londres de hoje

Estamos em que ano mesmo? 2010 ou 1920? Os desavisados podem se confundir se levarem em consideração o figurino da menina londrina.

Eu enlouqueci com essa menina que parecia perdida (ou esquecida) no Thames Path, que é uma espécie de calçadão à beira do rio Tâmisa, em Londres. Em dias sem chuva,  fica repleto de turistas que se misturam aos cidadãos londrinos que usam o caminho super agradável para ir de um compromisso a outro.

Como eu estava de férias, aproveitei o clima gostoso de uma singela quarta-feira para sentar num bar, pedir uma cerveja e acompanhar o vai e vem nessa passarela de múltiplos estilos. Tão múltiplos quanto Londres é capaz de abraçar.

A menina que parecia saída de um túnel do tempo usava o famoso chapéu cloche, um marco dos anos 20. Cloche é uma palavra francesa que quer dizer sino, uma referência direta à forma desse acessório.

 

O famoso chapéu cloche, um clássico da década de 20 que pode ser encontrado ainda hoje em muitas lojas de acessórios.

Aqui o chanel bem curtinho e com franja que a atriz e cantora Mayana Moura está usando na novela da Globo Passione, parte da caracterização da personagem Melina, uma estilista.

E aqui uma das inspirações de Melina: a atriz Louise Brooks.

O cabelo chanel quando curtinho como da personagem Melina e o de Louise Brooks sequer aparece sob o chapéu. O cloche, com sua forma de sino, parece abraçar toda a cabeça.

Pena que não consegui fotos melhores da tal menina londrina fã dos anos 20. Mas mesmo assim, comparando o estilo dela com fotos de época, fica fácil entender sua inspiração.

Aqui ela passando pertindo de mim. Dá para ver a parte da frente do look.

Vestidos soltos com cintura deslocada para o quadril e nada de corsets ou espartilhos para marcar a silhueta. O visual dos anos 20 era perfeito para evoluir no charleston, dança que marcou os "anos loucos", como a década de 20 ficou conhecida.

Eu particularmente tenho receio de looks tão inspirados numa só década, como o que registrei em Londres. Fica parecendo figurino. Gosto mais da moda que é revisitada com o olhar dos nossos tempos, misturando peças de ontem com referências atuais. Esse mix, que não é simples de fazer, é o segredo para passear pela história da Moda com desenvoltura, sem parecer caricata.

Katie Holmes ao lado do marido Tom Cruise. A atriz fica linda com o estilo "anos 20 revisitado".

 

Olha a Blair Waldorf, personagem de Leighton Meester em Gossip Girl, com seu cloche em plena Manhattan de hoje.

Se bem que adorei ter visto aquela menina “anos 20” caminhando pela Londres de 2010. Para uma turista que não tinha muito o que fazer e estava ali sentada, curtindo o tempo passar, produções caprichadas como a dela são um deleite visual.

Um bom final de semana prolongado a todos.

Bjks,

Pat K

Anúncios

~ por patriciakoslinski em 2010/11/12.

Uma resposta to “Os anos 20 na Londres de hoje”

  1. Em Londres é uma loucura tem jeito de todas as épocas, acho muito charmoso os anos 20.
    Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: